sábado, 12 de abril de 2008

uma lágrima para a artista italiana Pippa Bacca

A italiana Pippa, assim como sua amiga Silvia Moro, era uma artista corajosa e idealista. Ambas saíram de Milão, em 8 de março, com um objetivo: cruzar os Bálcãs e o Mediterrâneo, vestidas de noiva, pedindo carona até chegar a Israel. A idéia era partilhar o cotidiano com as gentes no decorrer da trajetória e, por meio do específico traje, criar uma arte interativa e pacífica. Na volta, fariam uma exposição dos vestidos usados ao longo do caminho, com suas marcas, suas manchas.


Pippa foi encontrada morta hoje, nos arredores de uma cidade não muito longe de Istambul, Turquia. Estava nua. Tinha sido violentada. Seu corpo estava enterrado. Aparentemente o assassino lhe havia oferecido carona.
O mundo não está preparado para iniciativas inocentes como essa, de pura confiança no ser humano.


À Pippa e a todos aqueles que pagam, com suas vidas, a fé depositada nesse mundo de merda, minha lágrima de solidariedade. O sonho deles, o nosso sonho, o sonho de todos não pode sucumbir à maldade.


Fiquei péssima com a notíca. Péssima. Sensibilizadíssima. Mais triste e mais desconsolada do que quando vi o filme "Filhos da Esperança" e me dei conta de a merda brota aos borbotões nas cabeças e nos corações dos indivíduos. Porque Pippa não era personagem de filme; Pippa existia e sonhava -- como eu existo e sonho, você também, nós, eles.
http://bridesontour.fotoup.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

Entendo o post completo e concordo com ele... Quis procurar na interntet um post brasileiro sobre isso pois quando vi a notícia no terra vi que tratava-se de alguém que viajava de carona.
Só gostaria de ressaltar que ao meu ver, "o mundo sim está preparado para iniciativas inocentes como essa, de pura confiança no ser humano". O que ocorreu com Pippa foi uma tragédia, mas que viajar de carona é algo extremamente gratificante e uma experiência interessantíssima. A questão é que como em todos os meios existem pessoas que destoam, o que foi o caso quie infelizmente ocorreu com Pippa.
Até!