quarta-feira, 4 de março de 2009

breves & profundas

(O Rio das epifanias. Presente de aniversário. MFV, 2009)



O longe que faz estar perto, tão perto.

>>> México DF, 05/08/2007:
"E me bateu uma solidão do tamanho do mundo, mas uma solidão não carente nem de falta de atenção de terceiros, tampouco solidão por minha brasilidade no meio desses incontáveis mexicanos. Solidão existencial pela constatação de minha unicidade e individualidade, eu em minha particularidade de ser eu mesma. Daí que senti meio à parte porque ainda dói ou porque sempre dói constatar o que queremos supor que sabemos e sentimos -- o fato de sermos únicos -- quando, na verdade, trata-se de um achismo superficial. (...) Um sentimento de dor suave, de espera, de quase-concretização, de busca de horizonte, de inquietude serena. Eu única. E o Outro."

>>> Sfax, Tunísia, 28/10/2006:
"Daí que me sinto numa solidão do tamanho do mundo ao constatar que a gente toda aparentemente tem planos traçados, tem os anos seguinte razoavelmente planejados e eu não. Já tive, acho, mas sempre de uma maneira confusa. (...) a vida é viva, movimenta-se, parece o mar -- vai e vem, vai para muito longe, mistura-se com outras águas, alterna momentos de placidez com outros de turbilhão. E eu aqui, então, nesse mundo de gentes e seus planos traçados, eu superporosa e aberta, medrosa talvez, ansiosa com certeza... eu aqui com vontade simplesmente de viver."


>>> Ollantaytambo, Peru, 13/12/ 2008:
"Existe também um vôo mítico em curso dentro de mim, condor prestes a alçar vôo para carregar a alma daqui para outro mundo, reflexões maduras pedindo para serem confiadas e partilhadas, e prosseguimento. A vida agora é puro fluxo."


>>> San Salvador, El Salvador, 27/11/ 2008:
"Tempo de botar o ouvido no chão e escutar a terra recém-sembrada. Ouvir o espreguiçar das sementes, o alongamento das sementes. (...) Desejo simplicidade e miudeza, seja lá o que isso signifique na prática. Sempre valorizei a preparação da terra, a semeadura, a colheita etc. Agora é a primeira vez em que presto atenção nesse momento mágico antes do broto, quando começa a agitação e o burburinho sob o solo. Um mundaréu de promessas! Muitas vingarão, outras se perderão, definhando com gentileza, e algumas se adaptarão a outras condições a fim de contribuir para a força comunitária."


>>> Madri, Espanha, 13/12/2007:
"Tem algo começando a acontecer. Agora me refiro à minha relação com o mundo."


>>> Selçuk, Turquia, 06/ 12/ 2007:
"Desapego. Eu me reencontrei, me encontrei, me achei, me alcancei e não é para esconder essa peça perdida num cofrinho. Eu me achei para me partilhar.
Salto no Amor. Flutuo no Amor."


>>> Veracruz, México, 15/08/2007:
"Hoje, antes de sair de casa, pensei no futuro e não soube. Esta é a frase: pensei e não soube. Ainda não sei."

Nenhum comentário: