sexta-feira, 11 de junho de 2010

entre ela e o além-ela

(Pintura de artista de St.Brieuc, França)


Entre ela e o portão, muitas, muitas ratoeiras, armadilhas, arapucas, várias arapucas, plantas carnívoras, objetos pontiagudos, facas, pregos, areias movediças, fossos profundos, tubarões famintos, pedras incandescentes. Entre ela e o portão. Ou poderia ser entre ela e o portal, a janela, a linha, a fronteira, a muretinha, não importa. Entre ela e o limite dela, uma série de obstáculos perigosos e daninhos, pegajosos e desestimulantes, totalmente irritantes. Entre ela e o além-ela, um muro maior que o de Israel na Cisjordânia. Maior que a pedra no meio do caminho de Drummond. Maior até que o dilúvio na época de Noé.

A tralha, o monte de lixo, restos de restos, sobras de sobras, tudo isso foi se juntando ao longo do tempo, entre os ensaios de sair ou não sair, deixar entrar ou não deixar entrar. E o limite dela foi alargando, alargando, embora ela se enroscasse num casulo cada vez menor. Apertadinho. E, então, para atravessar todos esses desafios farsescos, saltar a Muralha da China, o arame farpado e a cerca elétrica da prisão de segurança máxima (de sua prisão privada de segurança máxima), precisava mais que uma corda, um bote, um jato, uma vara, asas de Ícaro, fios de Ariadne: precisava de um homem que lhe desse um voto de confiança. E a quem ela também lhe pudesse dar o seu. Con-fi-an-ça. Entre ela e o homem, o portão. E toda, toda, toda aquela montanha de nãos.

3 comentários:

Usui de Itamaracá disse...

Essa montanha de nãos é que empena o portão, enferruja os parafusos e trava a passagem...

As metáforas ficaram ótimas ligando coisas da política mundial, da bíblia e da mitologia grega! ótimas comparações!!

NelsonMP disse...

.. no mesmo horário também estava escrevendo sobre um Portal, só que era sobre Um portal para todos, o Portal Copa do Mundo. Talvez os portais individuais possam se alinhar e usufruir dessa passagem maior.
A sua tristeza ainda é bem alegre e cheia de energia e conquistas. Parabéns, sinto que você está indo bem! Apenas talvez um ajuste de foco, do pessoal para o Impessoal. O "além-ela" é o além-pessoa para encontrar o Indivíduo, a Alma, de onde vem o seu estilo e a sua capacidade de ir, através da solidão, encontrando a Comunhão. O outro virá se for necessário para a sua tarefa maior.
Confie sempre! Nada se perde! O que é mais alto um monte de nãos ou um monte de nadas?
Confio na sua amizade e me alegro com esse compartilhar.... o seu barquinho é bonito e bem feito, dá prá ir bem longe, mesmo que não saia do lugar.

. disse...

Gostei. Seguirei. Voltarei.